A deficiência física na criança se configura em uma limitação que leva a dificuldades na coordenação, locomoção ou a falta desta. Hoje há cerca de 3,5 milhões de crianças deficientes no Brasil. Elas vivem uma puxada rotina entre escola e terapias. Muitos pais por mais instruídos que sejam e sensibilizem com todas as causas e movimentos de aceitação e inclusão destas crianças na sociedade, a maioria sente pânico ao gestar e ver nascer uma criança com deficiência. Ninguém está preparado para tal descoberta.

Quando buscamos na consulta médica identificar as etapas de desenvolvimento da criança condicionada por fases relacionadas com a idade e bem características, podemos além de identificar possíveis atrasos, agir com terapias adequadas a cada doença, criando um ambiente estimulante tanto no contexto familiar quanto no social, de forma a explorar o máximo do potencial do sistema locomotor e neurológico em desenvolvimento.

Alguns comportamentos importantes da criança a se observar: ▫️Não tenta pegar objetos que estão ao alcance; ▫️Apresenta dificuldade de levar objetos até a boca; ▫️Não rola em nenhuma direção; ▫️Não ri ou emite sons agudos; ▫️Parece bem duro com músculos contraídos; ▫️Parece bem mole como uma boneca de pano.

Na ultrassonografia morfológica também é possível identificar doenças como osteogênese imperfeita (doença dos ossos de vidro), polidactilia (dedos a mais), pé torto congênito, displasias ósseas, Mielomeningocele (problema na formação da coluna vertebral), entre outras.Busque sempre uma orientação médica multidisciplinar em caso de alguma suspeita e de forma precoce. Agende uma consulta para o seu filho com o pediatra e ortopedista pediátrico.💙

Texto desenvolvido pelo médico ortopedista Dr. Thales Alves Mattar | CRM-SC 27360 / RQE 17748

Saiba mais sobre o especialista

Clinica De Saúde | San Carlo Centro de Saúde | Brasil (sancarlosaude.com.br)

Acompanhe nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/sancarlosaude/

https://www.facebook.com/sancarlosaude