O câncer de mama continua sendo o tumor mais incidente e a causa mais frequente de morte por câncer nas mulheres. A mamografia é o único exame que, quando realizado de maneira sistemática em mulheres assintomáticas, comprovadamente leva a uma redução dessa mortalidade. Infelizmente, o medo ou uma primeira realização do exame de forma inadequada, afastam as mulheres de realizar o exame preventivo. Há dúvidas sobre a radiação na hora do exame, periodicidade e até em relação a substituição por outros exames.
Posso substituir por outro exame de imagem?
Para aquelas mulheres que apresentam a indicação de realizar a mamografia como exame de rastreio, não existe substituição do mesmo e sim a complementação com outros exames em alguns casos específicos.
Quando devo iniciar?
Para a população em geral a Sociedade Brasileira de Mastologia orienta o início aos 40 anos. Algumas mulheres, que apresentam um alto risco genético/familiar ou pessoal, podem ter a indicação de iniciar antes.
Quem tem prótese pode fazer o exame?
Mulheres com implantes podem e devem realizar o exame. Nesses casos será preciso realizar uma incidência a mais, através da Manobra de Eklund, onde a técnica irá deslocar a prótese para evidenciar uma quantidade maior do tecido mamário.
A radiação não vai me fazer mal?
A dose de radiação durante a mamografia é extremamente baixa – menor do que 1% da dose recebida pela mama. Isto é equivalente a 30 minutos de exposição à radiação recebida a partir de fontes naturais.
Devo usar o protetor de tireoide durante o exame?O protetor pode interferir no posicionamento da mama e gerar sobreposição, o que pode reduzir a qualidade da imagem. Portanto, o uso de vestimenta não é recomendado na rotina. Lembrando também que a tireoide recebe uma quantidade insignificante de radiação, menor do que 1% da dose recebida pela mama.
O exame causa dor?
A mamografia é um exame rápido, que pode provocar um desconforto em algumas mulheres com uma maior sensibilidade. Algumas medidas, como não agendar o exame no período pré-menstrual, tomar um analgésico antes ou relatar para a técnica que você possui uma maior sensibilidade, podem tornar o exame mais confortável.
As mulheres, que apresentem alguma dúvida ou medo, devem agendar uma consulta com o mastologista, para que ele a esclareça e a oriente da melhor forma e assim, você não deixe de realizar este exame preventivo tão importante.
Conteúdo abordado por nossa mastologista Dra. Talita S.S. Pereira, CRM-SC 18486 / RQE 16477.
Saiba mais sobre o especialista
Clinica De Saúde | San Carlo Centro de Saúde | Brasil (sancarlosaude.com.br)
Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.instagram.com/sancarlosaude/
https://www.facebook.com/sancarlosaude