Respondemos quando é o melhor momento para ir ao ginecologista e qual a diferença entra a Obstetrícia. Confira!

Tempo de leitura: 5 minutos

A ginecologia é um ramo da medicina que atua diretamente com a saúde do aparelho reprodutor feminino e mamas. Tem como significado literal “a ciência da mulher”. Em outras palavras, é uma área focada na saúde da mulher.

Mas a partir de quando se deve procurar um ginecologista?

A primeira consulta ginecológica deve ser feita quando a menina/adolescente/mulher se sentir confortável, sendo recomendada após início de atividade sexual e mantidas consultas anuais após.

Quando ocorre a primeira menstruação (menarca), pode-se também realizar uma primeira consulta para orientações a adolescente. E um ginecologista sempre deve ser procurado caso surjam sintomas e alterações em trato genital ou mamas.

Ginecologista

Caso você planeje engravidar, é importante que inicie o acompanhamento com um profissional (de preferência, que também irá lhe acompanhar durante o pré natal) antecipadamente, que irá examinar sua saúde para gerar outra vida.

E qual a diferença entre a obstetrícia e a ginecologia?

Enquanto a ginecologia irá tratar da saúde feminina em geral, a obstetrícia irá focar suas atenções na gestação e todo o cuidado com a saúde mãe-bebê, assim como auxiliar no momento do parto.

diferença entre a ginecologia e a obstetrícia.
Obstetrícia

Este profissional também irá te acompanhar após o parto, no período de Puerpério, ajudando e orientando na recuperação emocional e física de cada paciente.

E você? Tem cuidado da sua saúde e da saúde de sua gestação? Entre em contato conosco e agende sua consulta, previna-se de qualquer problema que possa afetar sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.